Quem Somos



APRESENTAÇÃO INSTITUIÇÃO                                                                                                      
A comunidade terapêutica maanaim é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que tem uma atuação no micro região de Irecê que abrange 19 municípios desde 1993. Presta assistência as pessoas que tem transtornos decorrentes ao uso e abuso de substâncias psicoativas.
O Maanaim é dirigido por voluntários idôneos, que constituem uma equipe multidisciplinar comprometidos com questões sociais, mais especificamente no que se refere aos transtornos decorrentes do uso abusivo das drogas.  E por conta da sua história de lutas, também conta com grande prestigio junto à sociedade regional, o que muito nos incentiva a continuar trabalhando e buscando melhoras nesse setor. Contamos também com voluntários e com equipe técnica multidisciplinar de profissionais que tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades.
Para operacionalização das atividades desenvolvidas, o Maanaim, estabeleceu parcerias  estratégicas que possibilitam um atendimento de qualidade aos usuários, além de dispor de infra-estrutura física e de serviços conforme descrito abaixo:
- Sede própria para o desenvolvimento das atividades ( Um imóvel rural de 19,32 há, situado a    06 km da sede do município, estruturada com poço tubular com 30 mil l/h de vazão, reservatório de água com capacidade para 365 m³, reservatório para irrigação com capacidade para 300m³, instalações e equipamentos agropecuários) necessário ao desenvolvimento de atividades agrícolas, piscicultura, caprinocultura, agricultura irrigada, avicultura e outras atividades afins que servirão de suporte para o acolhimento dos usuários no desenvolvimento da laborterapia que contribuirá decisivamente para o processo de recuperação e reinserção destas pessoas no mercado de trabalho.

HISTÓRICO
O Ministério de Restauração Maanaim iniciou suas atividades no ano de 1993 realiza trabalhos em Irecê e região.  A tarefa é árdua. Mas com o apoio de Deus e da sociedade tem-se obtido êxito.
Valdenor Militão Vilela Dourado inflamou vários corações no momento em que passou a visão de restauração no ano referido acima.
A comunidade se estabeleceu em vários pontos de Irecê e Território sem deixar de lado o trabalho de prevenção nas escolas e praças.
Começamos no salão da 1ª igreja Presbiteriana em Irecê, depois estivemos no antigo instituto 12 de agosto, na antiga Boite Apollo 11, (Vale das Algarobas), na fazenda do Sr. Celso Silva em rio verde, no espaço de treinamento da JOCUM (Jovens com uma Missão), na antiga ACRI (Associação Cultural e Recreativa de Irecê), hoje propriedade da Comunidade Maanaim. O espaço foi doado pelos antigos sócios da associação comunitária e recreativa de Irecê. O nosso escritório central funciona neste local. Recentemente, ampliamos a visão com a conquista de uma área de 19,32 há, no povoado de meia hora de Irecê. A área é ideal para o trabalho de restauração: dispõe de 08 suítes, complexo administrativo, panificadora, cozinha, auditório, reservatórios de água com capacidade de 365 m³, um poço tubular com vasão de 30.000 l/h, com o aumento da visão, veio também o peso da responsabilidade. Anunciamos nas emissoras de rádio da cidade, as conquistas e responsabilidades da entidade, de modo que os ouvintes entendessem que a missão é de toda a coletividade. Fomos impactados no dia 03 de dezembro do corrente quando fomos agraciados com um veículo (gol ano 2005) e um computador doados pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), recebemos também um kit de irrigação ofertado pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário). Prefeitos e outras autoridades se comprometeram em ajudar a entidade, depois que ouviram os presidente e vice: Cayro Mendonça Vaz e Valdenor Militão Vilela Dourado respectivamente. Estamos motivados e cremos que outras portas serão abertas, pessoas (visionárias) do Brasil hão de nos apoiar, afinal, esta luta é de todos nós..
OBJETIVOS
Ampliar o atendimento as pessoas que tem transtorno decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas.
-Engajar o usuário no processo terapêutico, motivando-o ao seguimento da recuperação;

- Proporcionar as orientações necessárias sobre os danos físicos, mentais e sociais causados pelo uso de substâncias psicoativas (crack, álcool e outras drogas);

- Instruir o dependente em tratamento sobre os fatores de risco que levam a recaída;

- Orientar os familiares dos usuários em tratamento sobre o perigo da co-dependência;


-Promover a inclusão social, o resgate da cidadania, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos beneficiários;

- Ampliar a comunicação e conseqüentemente a socialização dos dependentes em tratamento;

- Possibilitar o reconhecimento de aspecto saudáveis da personalidade e auto-estima para o fortalecimento e melhor integração do usuário;
PÚBLICO-ALVO

Pessoas com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

23 comentários:

  1. Estiver com um grupo de estagio no MAANAIM, formos muito bem recebidos por todos.na oportunidade podemos ver o trabalho e empenho de todos, O mais marcante foi ver pessoas sendo restauradas e reintegradas na sociedade. PARABÉNS a todos, voluntários e usuários do serviço. Em Cristo vocês são mais que vencedores .

    ResponderExcluir
  2. Boa noite paz, estou precisando internar um senhor da cidade de Ourilândia

    ResponderExcluir
  3. Oi sou Wilker já passei por aí e me equivoquei por sai antes do período certo nunca tive nenhum problema com a equipe multidisciplinar queria saber se posso te uma nova chance tenho muita vontade de para de beber e não tô conseguindo precisando muito de ajuda vocês já me conhece por favor me ajudem ass.wilker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me respondao eu preciso muito me recuperar sou um aucolatra conpucivo e preciso muito de ajuda bebo todo dia tento para mais não estou conseguindo já tentei algumas vezes e não estou conseguindo é muito difícil pra mim

      Excluir
  4. Sei que são de Cristo quantas vezes perdoaria 7 não mais 70 vezes 7 obrigado por tudo vocês sempre me ajudaram

    ResponderExcluir
  5. Tô com prolema de álcool e não tô tendo nenhum acompanhamento me ajudem

    ResponderExcluir
  6. Como posso entra em cotato com vcs da clinica

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.Gostaria de saber quais os procedimentos para enternar alguém aí no maanaim.Pois estou com um sobrinho alcoólatra me pedindo ajuda.
    Ele diz q não consegue parar de beber,acha q vai morrer e não queria isso pra ele.
    Não está dormindo à noite e já levanta doido pra ir beber.
    Com o posso obter mais informações? Nós ajude por favor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Gostaria de saber se mais informações sobre o procedimento para internar minha mãe ela bebe tanto q agora já está num estado q faz xixi na roupa de dó. Amassa vidros em pedacinhos dizendo q vai beber pra morrer, acorda tremendo e ñ consegue nem conversar direito se ñ beber situação lamentável ñ moro com ela porem meus irmãos e meu pai estão de acordo em interna -la por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde aí e Maravilhoso meu tio já esteve aí uma vez gostará de saber se ele teria uma segunda chance José Antônio de Araújo Neto

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde aí e Maravilhoso meu tio já esteve aí uma vez gostará de saber se ele teria uma segunda chance José Antônio de Araújo Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia entre em contato com o 3641 1537

      Excluir
    2. estou tentando entrar em contato com esse número e não vai, tem algum outro número?

      Excluir
  11. Boa noite paz estou com um filho jovem porém está preso no momento e ele necessita sim de um tratamento ele é usuário de várias drogas.como faço para ter todas as informações de interna etc?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ...qual o telefone para contato?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde como Fasso para colocar currículo de coordenador

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde
    Como fazer para colocar uma pessoa alcolátra aí?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde quais o procedimentos pra levar uma pessoa pra ir pq,meu esposo ta cada vez pior com vício de bebida alcoólica

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde cm faz pra levar uma pessoa pra ir pq não aguento mais meu esposo com vício de bebida alcoólica

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, por favor informe o número atual pois estou ligando nos contato 74-3641-1537 -0430 e não atende. Preciso internar o meu irmão foi o CAPS de Jacobina que me deu o contato.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou a Ivana, moro na cidade de jacobina

    ResponderExcluir
  19. Boa noite , o meu esposo e dependente químico, e ele quer muito uma chance no manaim. Moramos em xique xique Bahia por favor me dar um retorno obg.

    ResponderExcluir