Acolhimento

- METODOLOGIA DE ACOLHIMENTO

Neste Projeto Técnico, que busca ampliar a reabilitação e internamento de usuários de substâncias psicoativas (SPA) encaminhadas pelo “Programa Viver sem Drogas”, será utilizado a metodologia participativa/dialógica e humanizadora envolvendo todos os atores do processo, como: Coordenação, cuidadores, profissionais, familiares, parceiros da iniciativa privada, voluntários, representantes dos poderes públicos e especialmente os usuários, conforme  as atividades que são aplicadas e desenvolvidas dentro do Centro de Recuperação Maanaim nas  suas respectivas fases de atuação.
A Instituição dentro do seu método humanizador realiza o trabalho interno dividido em quatro fases.  (1) primeira delas: Esperança, a ênfase é aumentar a baixa estima e motivar. É a “Fase de adaptação natural” em alguns casos com orientação médica (medicamentos prescritos), tem a duração de 30 dias é o começo da adaptação ao ambiente, a alimentação e a convivência com os demais residentes, já na (2) segunda  fase a chamada "Fase renascer”, possui duração de 60 dias é nesse período que os residentes dão continuidade as atividades desenvolvidas dentro da Instituição. A finalidade desta fase é despertar o individuo para um novo momento de sua vida social, familiar, profissional, educacional e espiritual. As atividades são: laborterapia, espiritualidade, atividades sócio educativas, domésticas, desportivas dentre outras. Na (3) terceira fase também chamada de “Recomeço”, com duração de 90 dias, neste período os residentes encontram-se mais equilibrados emocionalmente e socialmente. Durante esse tempo são dados segmentos as atividades desenvolvidas nas fases anteriores e proporcionando novas experiências no andamento do tratamento. Na fase (4) final que é a fase “Andar na Luz” tem a duração de mais 90 dias, concluindo assim o ciclo de nove (9) meses e em alguns casos o período pode ultrapassar o tempo estabelecido pela instituição. Nesta fase é desenvolvido um trabalho preparatório de reinserção social e familiar, incentivando e orientando em relação ao retorno ao mercado de trabalho, a escola e a inclusão social. Existe também em fase especifica para os residentes (residentes que sofreram uma recaída). O período de permanência na instituição é estabelecido de acordo com o primeiro período de tratamento.
Além das fases que são trabalhadas relacionamos as atividades desenvolvidas dentro do Centro de Recuperação Maanaim:
  • Atividades de espiritualidade: Oração, reflexões, estudos bíblicos, canções e louvores gospel com a finalidade de fortalecer o seu “EU” interior.

  • Atividades lúdicas: Lazer com dominó, damas, sinuca, xadrez, ping pong, com a finalidade de entretenimento e com o objetivo de estimular a interação e o fortalecimento do vinculo entre os residentes;

  • Atividades desportivas: Futebol, voleibol, academia de musculação, dentre outros, que são desenvolvidas pelos residentes sob orientação do Educador físico incentivando a prática de esporte e a melhoria na qualidade.

  • Atividades individuais e de grupo: O trabalho de grupo é realizado através de dinâmicas, reflexões no grupo de ajuda mútua, palestras preventivas de dinâmicas. Atividade individual acolhimento, escuta, encaminhamento, tem por objetivo a restauração psicossocial dos residentes.

  • Atividade laborterapia: Atividades agrícolas, construção civil, manutenção, limpeza, jardinagem, lavanderia. Com o objetivo de despertar sobre a importância da disciplina no dia a dia.

  • Atividades culturais: Aula de artesanato, violão e teatro. Com a finalidade de desenvolver novas experiência e descobrir talentos que facilitam na inclusão dos mesmos na sociedade.

  • Atividades pedagógicas: Despertar nos residentes através da educação uma nova perspectiva de desenvolvimento do residente e outra trajetória no tratamento e pós-tratamento.

  • Atividades com co-dependentes: Reunião quinzenal com famílias ou responsáveis com o objetivo de orientar, sensibilizar, prevenir, esclarecer e motivar as famílias e responsáveis sobre as questões relacionadas ao uso/abuso de SPA (Substâncias Psicoativas) facilitando o entendimento sobre a problemática das drogas visando à reinserção do residente no seio familiar
Processo de Acolhimento:

Para ser acolhido no Maanaim o dependente de substância psicoativa deve:
  1. Ser maior de 18 anos, sexo masculino;
  2. Entrar em contato com o Escritório para saber se há vagas. (ligue para 74 3641-1537) 
  3. Ter se consultado com Psiquiatra, trazendo relatório médico de avaliação de necessidade de internação, os remédios prescritos na receita médica e as receitas ou cópias da receitas junto aos remédios;
  4.  Após a consulta se dirigir para o escritório em Irecê (ver aba "localização), para triagem;
  5.  Após a triagem dirigir-se para a sede que fica na zona rural de Irecê na estrada para Angical, (ver mapa na aba "localização") para acolhimento do dependente.
  6.  O Tratamento é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário